Logotipo Sincovaga


REAJUSTES SALARIAIS DOS COMERCIÁRIOS  01/11/2017

Até hoje, 1º de novembro, o SINCOVAGA, representando o varejo de gêneros alimentícios, celebrou convenções coletivas com:

Sindicato dos Comerciários de São Paulo – data-base setembro;

Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região – data-base setembro;

Sindicato dos Comerciários de Franco da Rocha e Região – data-base setembro; e,

Sindicato dos Comerciários de Itapeva e Região – data-base setembro.

Em todas as normas firmadas o reajuste foi o do INPC de setembro-17 – 1,73%.

Estando em curso o mês de novembro e não tendo, até o momento, sido possível ajustar normas convencionais para os municípios com data-base em outubro, a entidade, a critério de cada empresa representada, sugere a concessão de antecipação salarial no valor do INPC de outubro de 1,63%.

Cabe lembrar, ainda, que os índices convencionados consagram o mínimo obrigatório, nada impedindo, sempre na avaliação de cada empresa, a concessão de reajustes maiores.

Importante destacar que os sindicatos comerciários têm o direito legal de celebrar acordos coletivos e o de reivindicar reajustes maiores dos que os já definidos.

Do mesmo modo, as empresas, ainda que convocadas ou convidadas pelos sindicatos laborais, tem o direito a recusa, nada obrigando à celebração de acordos coletivos.

O SINCOVAGA entende que a eventual concessão de reajustes maiores dos que os convencionados deva ser definida pela politica da empresa e não pactuada através de acordos coletivos.

Dúvidas, consultas ou questionamentos podem ser formulados: (11) 3335-1100.

Página Anterior | Página Inicial
Qualicorp
Certificado Digital
Convenções Coletivas
Comunicados
Notícias
Contato