16 de novembro, 2018

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A importância de uma oferta personalizada

A inteliência artificial é um grande aliado para varejistas se aproximarem dos consumidores

 

ISRAEL NACAXE •

Os fatores emocionais são determinantes na hora da compra e isso faz com que muitos adquirem um produto de modo precipitado. Em um dia no supermercado um mesmo cliente pode agir de várias formas, como escolher um sabonete com base em experiências passadas, optar por uma marca de leite, devido a sua localização na gôndola ou demorar mais tempo selecionando frutas e legumes.

De acordo com um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2017, quatro em cada dez brasileiros compram por impulso. Diante desse cenário, as marcas precisam entender os hábitos de consumo e os motivos que são determinantes para que os clientes finalizem uma compra. Dessa forma, é possível criar insightspersonalizados e converter vendas.

Pensando nisso, a agência britânica SMITH realizou um estudo que identificou oito diferentes comportamentos que influenciam na hora da compra. Há, quem considere a busca por informação mais importante do que a aquisição de um item em si e outros que precisam da validação de outras pessoas. Também é comum encontrar quem veja o ato da compra como uma diversão e aquele que desejam ter a satisfação de serem os primeiros da turma a ter um produto.

É fácil perceber que cada um dos drivers emocionais geram hábitos de consumo diferentes e pode influenciar na hora de precificar o produto, pois se o comportamento e o perfil de compra deles não são iguais, qual a razão que leva as lojas a acharem que os valores precisam seguir essa mesma linha?

Pensando em atender essa deficiência do mercado, existem tecnologias que oferecem novas possibilidades de interação das marcas com seus públicos. Com a utilização de aplicativos e plataformas, é possível disponibilizar ofertas 100% personalizadas de acordo com o perfil e os drivers emocionais de cada um. Somente aquilo que é relevante para cada pessoa é oferecido, a fim de economizar tempo e aumentar as vendas.

Soluções inovadoras estão viabilizando, em ala escala, a relação olho no olho que os antigos mercados de bairro ofereciam há décadas, criando relacionamento mais relevante com aqueles que não têm tempo para desperdiçar com o que não lhes interessa. Esse, é o futuro do varejo!

Israel Nacaxe é COO e co-fundador da Propz 

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