fbpx
17 de novembro, 2019

Notícias

Home » Economia » Inflação anual cai abaixo do piso da meta

Inflação anual cai abaixo do piso da meta

Por Instituto Gastão Vidigal 07 de Novembro de 2019

Da equipe de economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

 

A inflação oficial (IPCA), em termos anuais, continua cada vez mais abaixo da meta perseguida pelo Banco Central, devido à grande ociosidade e às baixas expectativas de inflação.

 

A avaliação, dos economistas do Instituto Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), é baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quinta-feira (07/11) pelo IBGE, que apresentou, em outubro, alta de apenas 0,10%, refletindo a queda da tarifa elétrica (bandeira amarela) e a estabilidade dos alimentos (IPCA AL.).

Com isso, o IPCA anual (acumulado em 12 meses) mostrou forte desaceleração, alcançando a 2,54% (ver tabela), abaixo da meta (4,25%) e até mesmo do seu limite inferior (2,75%).

Por sua vez, no mesmo mês, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), exibiu elevação de 0,55%, provocando aceleração do resultado anual (acumulado em 12 meses), que aumentou de 3,0% para 3,29%, em decorrência da maior cotação do dólar. Este também pressionou a inflação no atacado (IPA), e dos aumentos dos preços das matérias primas agrícolas (IPA-AGRO) e do diesel.

Essa tendência de baixa no IPCA não deverá ser alterada pela maior pressão dos preços das matérias primas – o que permitirá a continuidade do ciclo de redução da taxa básica (SELIC), sinalizam.

FOTO: Thinkstock

https://dcomercio.com.br/categoria/economia/inflacao-anual-cai-abaixo-do-piso-da-meta

Comentários