16 de novembro, 2018

Institucional

Home » Institucional

História

O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, do Estado de São Paulo (SINCOVAGA) foi fundado em 1931, sob a denominação de Sindicato dos Comerciantes de Líquidos e Comestíveis de São Paulo.

Em 1º de setembro de 1936 recebeu reconhecimento sindical, com o nome de Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo, representando a categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios no município de São Paulo.

Em 1961 teve sua representação estendida para os municípios de Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Ribeirão Pires, Santana do Parnaíba, São Bernardo do Campo e São Roque, ganhando a condição de sindicato intermunicipal. Com a criação do município de Osasco, a representação da entidade ficou mantida para ele.

Em 13 de novembro de 1986 foi deferida sua extensão de base territorial a todo o Estado de São Paulo (com exceções de municípios onde a categoria já era representada por sindicato varejista eclético local), ganhando sua denominação atual: Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo.

Na sua trajetória de mais de 86 anos, várias figuras de dirigentes merecem lembrança:

– Alexandre Duarte foi o artífice da aquisição da sede própria, à Rua 24 de Maio, 35, 13º andar, no fim dos anos 50, inaugurada em 1961.

– Wanderley Bocchi sustentou e venceu a luta contra a isenção de tributos às cooperativas de consumo e dirigiu a entidade nos difíceis anos que se seguiram à implantação da Ditadura de 1964. No fim da década de 60 e inicio da de 70 encetou campanha para aumento do quadro associativo, que resultou no número recorde de quase 12.000 empresas filiadas.

– Nívio Teixeira de Carvalho foi responsável pela ampliação da sede social, com a aquisição de novas unidades no prédio da Rua 24 de Maio e implantação de serviços de atendimento odontológico e médico para a família varejista de mais de 50.000 integrantes.

– Jemini Rolin conquistou durante sua gestão a extensão de base para o Estado de São Paulo.

– Wilson Tanaka dirigiu a entidade no período de ajustes dos planos econômicos, a direcionou para o atendimento dos representados de todo o Interior, celebrando parcerias com sindicatos locais e conseguiu a extensão de base para o município de Guarulhos.

Atualmente o Sincovaga é presidido por Alvaro Furtado.

Galeria de presidentes

  • 1936             –  Francisco Pereira Mendes
  • 1937 – 1941 –  Angelo Benelle
  • 1942             –  Alexandre Duarte
  • 1943 – 1944 –  Leonelo Dante
  • 1945 – 1960 –  Alexandre Duarte
  • 1960 – 1962 –  Nívio Teixeira de Carvalho
  • 1962 – 1964 –  Manoel Gonçalves Montana Filho
  • 1964 – 1973 –  Wanderley Bocchi
  • 1973 – 1980 –  Nívio Teixeira de Carvalho
  • 1980 – 1986 –  Jemini Rolin
  • 1986 – 2010 –  Wilson Tanaka
  • 2010 – 2017 –  Álvaro Furtado

Nossa atuação

O SINCOVAGA representa as empresas da categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios, assim entendidas as que comercializam, predominantemente, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica.

Dentre outras denominações são representados hipermercados, supermercados, autosserviços, mercados, mercadinhos, lojas de conveniência, quitandas, mercearias, empórios, laticínios, sacolões, etc.

É atribuição exclusiva do SINCOVAGA representar todos os integrantes da categoria nas discussões com as representações dos trabalhadores comerciários e diferenciados, para firmar convenções coletivas de trabalho, nas quais são definidas as regras coletivas para os prestadores de serviço nas empresas do varejo de alimentos.

O SINCOVAGA empreende atividades voltadas aos anseios e necessidades de seus representados e associados e participa, de forma propositiva e crítica, de encontros políticos e de discussões específicas sobre proposituras legislativas, nas esferas federal, estadual e municipal. Há sempre presente a visão do interesse e impacto das medidas propostas sobre o desempenho das atividades das empresas do segmento.

A presença constante e a participação efetiva de seus dirigentes em organismos de representação do comércio permitem a troca de informações, a definição de estratégias e, principalmente, a atuação integrada, fortalecendo posições e tornando mais eficientes ações em prol do varejo de gêneros alimentícios.

A aproximação crescente com seus associados, representados e seus assessores se incrementa por meio de novos canais de comunicação como este, no qual informações atualizadas e notícias de interesse são veiculadas.

Os serviços oferecidos às empresas do segmento, associadas ou representadas que estejam em dia com as contribuições patronais, são voltados às suas necessidades e, acompanhando novas tendências, estão sempre em processo de expansão.

A entidade é fundadora da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e, por meio de seus dirigentes, integra a Diretoria Executiva da entidade, o Conselho de Relações do Trabalho, o Conselho do Comércio Varejista, a Coordenadoria de São Paulo e o Conselho Regional do SESC.

Diretoria Atual

PRESIDENTE

Álvaro Luiz Bruzadin Furtado

Austrália Varejo de Alimentos e Doces Ltda

 

TESOUREIRO

Jair Marchini

Mercearia Irmãos Marchini Ltda

 

SECRETÁRIA

Mercedes Portabales Mosquera

Supermercado Madrid Ltda

 

SUPLENTES

Sérgio Murilo de Araújo Freitas – Companhia Brasileira de Distribuição – Grupo Pão de Açúcar

Alexandre Dias de Andrade Furtado – Austrália Varejos de Alimentos e Doces Ltda.

Sérgio Hissao Hidani – Supermercado Porto Real Lageado Ltda.

 

CONSELHO FISCAL

Wilson Hiroshi Tanaka – Nicolas Comércio de Alimentos Ltda.

Marcos Tasso – Atacadão S/A.

Edival Bruno Troiano – Supermercados Troyano Ltda.

 

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

Douglas de Souza Soares – Carrefour Comércio e Indústria Ltda.

Carlos Amaro Gomes – Wal Mart Brasil Ltda.

Luiz Antonio Santos – Dia Brasil Sociedade Ltda.

Vídeo Institucional