26 de março, 2019

Notícias

Home » Destaques » Preços ao consumidor voltam a subir e IGP-M tem alta de 0,03% na 1ª prévia de janeiro, diz FGV

Preços ao consumidor voltam a subir e IGP-M tem alta de 0,03% na 1ª prévia de janeiro, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,03 por cento na primeira leitura de janeiro, depois de ter recuado 1,16 por cento no mesmo período do mês anterior, com a retomada da alta dos preços ao consumidor e queda menor no atacado.

Os dados informados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira mostraram que, na primeira prévia de janeiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) recuou 0,13 por cento, contra queda de 1,70 por cento no mesmo período de dezembro. O IPA mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral.

A desaceleração da queda do índice de Matérias-Primas Brutas, que passou a recuar 0,20 por cento, de uma deflação de 2,53 por cento antes, teve destaque na movimentação do IPA. Vale ressaltar o comportamento dos itens minério de ferro, soja e cana-de-açúcar.

Os preços ao consumidor subiram, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, avançou 0,38 por cento no período, após queda de 0,16 por cento na primeira prévia de dezembro.

No levantamento atual, o grupo Alimentação que passou a subir 0,71 por cento, ante queda de 0,03 por cento em dezembro. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou a alta a 0,27 por cento, depois de avançar 0,06 por cento na primeira prévia de dezembro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

 

Fonte: Reuters

Comentários