19 de janeiro, 2021

Notícias

Home » SincovagaNotícias » Da pandemia vai emergir uma nova relação entre varejo e indústria

Da pandemia vai emergir uma nova relação entre varejo e indústria

Um dos pontos positivos de crises é o seu poder de transformação e mobilização. Crises nos forçam a fazer diferente, pensar em alternativas, criar soluções, ser ágil. E a pandemia do Coronavírus fez exatamente isso com o varejo brasileiro: trouxe novas maneiras de colaboração!

A relação entre varejo e indústria nem sempre favorece os dois lados. De um lado, o varejo exerce sua força negociando descontos, promoções e bonificações. Do outro, a grande indústria utiliza a sua força para controlar exposição e preços. E o pequeno varejo e a pequena indústria tentam sobreviver nessa briga de gigantes.

A pandemia, no entanto, nos mostrou que as relações varejo e indústria podem ser diferentes e a inclusão da pequena indústria e do pequeno varejo é fundamental para a sustentabilidade de toda a cadeia. Novas formas de parcerias foram criadas nos últimos meses e se mostraram fundamentais para a sobrevivência de muitas pequenas empresas e têm ajudado na recuperação de toda a cadeia.

Bons exemplos de parceria não faltam! A rede varejista Natural da Terra promoveu em parceria com a Local.e a campanha #ApoieMarcasLocais, na qual produtos de pequenas empresas tiveram destaque especial no ponto de venda para aumentar o faturamento dessas empresas.

Outro exemplo é o Projeto “Nós”, que uniu oito grandes empresas do setor de alimentos e bebidas para apoiar o pequeno varejo na reabertura do comércio. O movimento tinha como proposta investir R$ 370 milhões e beneficiar mais de 300 mil pequenos comércios do País.

A própria Local.e uniu-e ao Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo) e criou a campanha “Colaborar para Fortalecer”, para aproximar o pequeno varejo e a pequena indústria e impulsionar a recuperação de ambos os setores.

O varejista associado ao Sincovaga terá acesso totalmente gratuito à plataforma da Local.e e poderá conhecer novas marcas e produtos, conectando-se diretamente com o fabricante, caso queira iniciar uma negociação. A entidade irá oferecer treinamento para os empresários tirarem o máximo da plataforma e orientações para gerar acordos comerciais que beneficiem os dois lados.

A interdependência de todos os setores ficou evidente durante a crise. Grande varejo, pequeno varejo, grande indústria e pequena indústria precisam uns dos outros para crescerem de maneira sustentável. Vamos torcer para que as relações de parceria que surgiram durante a pandemia sejam multiplicadas nos próximos meses e anos. Assim garantimos pelo menos algo de positivo deste difícil período que enfrentamos!

Leila Okumura
Co-fundadora da Local.e (www.locale.com.br)

Comentários

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem?
Como podemos te ajudar?