05 de março, 2021

Notícias

Home » Destaques » Mês de fevereiro foi mais positivo para o comércio

Mês de fevereiro foi mais positivo para o comércio

A capital paulista registrou um aumento de 8% na movimentação do varejo, na primeira quinzena de fevereiro, quando comparada ao mesmo período de janeiro de 2021. O resultado faz parte da prévia do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e foi impulsionado pela Sampa Week, período de promoções de produtos e serviços que foi prorrogado até o último dia 12.

No entanto, quando comparada a quinzena de fevereiro deste ano com a mesma do ano passado, registrou-se uma queda de 5,7%. “A variação negativa é normal, porque em fevereiro de 2020 ainda não eram sentidos os efeitos da pandemia na economia do varejo”, explica Marcel Solimeo, economista da ACSP, acrescentando que “se não houvesse a Sampa Week, as vendas teriam sido bem piores”.

O período de promoções criado pela entidade, com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo e de outras instituições, para ajudar a impulsionar a economia paulistana, começou no dia 23 de janeiro e terminaria no dia 31, semana do aniversário da cidade. A prorrogação até 12 de fevereiro ocorreu para não prejudicar os participantes – entre eles, os lojistas – que foram muito afetados pelas medidas restritivas determinadas pelo governo do Estado em janeiro. É que na ocasião foi diminuído o tempo para o funcionamento dos considerados serviços não essenciais em dias úteis, além de ocorrer o fechamento dos estabelecimentos comerciais nos fins de semanas da fase vermelha do Plano de Flexibilização da Economia do Plano São Paulo.

 

Projeções   

                   

No último Balanço de Vendas divulgado houve o registro de uma queda média na movimentação do varejo de janeiro de 2021 confrontado com o mesmo mês de 2020, em consequência das medidas restritivas impostas aos lojistas, de 11,1%. “Agora, se não houver novas medidas restritivas ao funcionamento do comércio, acreditamos que as vendas voltarão a subir nos próximos meses”, afirma Solimeo. “Neste mês, a variação foi negativa por estarmos em pandemia, mas já há uma clara tendência de crescimento”, completa.

 

https://supervarejo.com.br/materias/mes-de-fevereiro-foi-mais-positivo-para-as-vendas-no-comercio

 

Comentários

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem?
Como podemos te ajudar?