29 de janeiro, 2022

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Varejo se reformula para atender preferências de compras do consumidor

Foto: jcomp - br.freepik.com

A IBM Institute for Business Value (IBV) e a NRF (National Retail Federation), maior associação de comércio varejista do mundo, lançaram o segundo estudo global para a Retail’s Big Show de 2022, que começa no dia 16 de janeiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos: “Os consumidores querem tudo”, que revela as crescentes preferências das pessoas por sustentabilidade e por jornadas de compras fragmentadas entre os diversos pontos de contato digitais, físicos e móveis.

O novo estudo global com mais de 19.000 consumidores pesquisados mostra que as compras híbridas (misturando canais físicos e digitais nas jornadas de compras) estão aumentando à medida em que os hábitos que os consumidores adotaram por necessidade durante a pandemia da Covid-19 se tornam rotina. Por isso, os varejistas devem ser mais ágeis para atender aos clientes onde eles estão, integrando experiências digitais e na loja.

“A pesquisa mostra ao longo do último ano que a sustentabilidade se tornou cada vez mais importante para os consumidores, embora ainda haja uma lacuna entre suas intenções e ações devido à falta de informações no processo de compra. Cada vez mais, está se tornando essencial que as marcas de varejo demonstrem escolhas e opções sustentáveis em cada etapa da experiência do cliente. Ao mesmo tempo, as compras híbridas se consolidaram na maioria das categorias, principalmente em artigos para o lar e vestuário; e, embora as lojas continuem a desempenhar o papel predominante nos supermercados, as compras híbridas também estão crescendo nessas categorias”, disse Luq Niazi, Global Managing Director IBM Consumer Industries.

Confira alguns destaques da pesquisa:

  • 72% dosentrevistados dizem que usam lojas físicas como principal ou parte de seu método de compra.
  • Os principais motivos pelos quais os entrevistados optam por visitar uma loja incluem tocar e sentir os produtos antes de comprá-los (50%), escolher seus próprios produtos (47%)e obter os produtos imediatamente (43%), mas o que os compradores na loja procuram varia de acordo com a categoria do produto.
  • 27% dos entrevistadosrelatam que as compras híbridas são seu método de escolha, e os consumidores da Geração Z pesquisados são mais propensos a ser um “comprador híbrido” em comparação com outras faixas etárias.

O estudo também mostra que, desde 2020, a sustentabilidade se torna cada vez mais importante para as decisões de compra dos consumidores pesquisados.

  • Consumidores com propósito, que escolhem produtos/marcas com base em seus valores como sustentabilidade, agora são o maior segmento de consumidores pesquisados (44%).
  • 62% dos entrevistadosestão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, em comparação a 57% há dois anos.
  • Metade dos entrevistados diz que estão dispostos a pagar a mais pela sustentabilidade,até 70%. Isso é aproximadamente o dobro de 2020.
  • No entanto, há uma lacuna entre intenção e ação. Apenas 31% dos entrevistadosdizem que produtos sustentáveis foram a maior parte ou a totalidade de sua última compra.

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