Neste novo ano que se inicia, vale uma reflexão para os gestores de supermercados: será que em 2021 você estava tão envolvido com as tarefas do dia a dia que deixou de lado o bem-estar do seu time? Se a resposta for positiva, é hora de conhecer ou dar mais importância ao conceito de “salário emocional”.
“’Salário emocional’ é a principal estratégia das empresas na atualidade para fidelizar colaboradores, uma vez que apenas uma boa remuneração não é o suficiente”, explica à SuperVarejo a diretora de Recursos Humanos da RH Persone, Verônica Briamonte. “Muitas vezes, a liderança foca nas atividades operacionais e se esquece de realizar ações de gestão de pessoas, o que faz com que o colaborador se sinta esquecido, deixado de lado e até mesmo insignificante.”
Se isso for realidade em sua loja, saiba que é preciso agir rápido. Afinal, uma equipe que atua em um ambiente agradável, que tem liberdade para expressar suas ideias e é reconhecida pelas atividades executadas — aspectos que fazem parte do princípio do “salário emocional” — é também um time que entrega eficiência, que se compromete com a realização de metas e que comete erros com menos frequência.
O gestor tem papel fundamental nessa missão de engajamento. “Além de ser transparente, o líder precisa ser flexível, estar aberto a ouvir as pessoas e a perguntar para todos se as informações estão claras ou se precisam de apoio”, orienta a especialista, acrescentando também que esse mesmo profissional precisa identificar se a equipe está apta a desenvolver as atividades necessárias para alcançar as metas estabelecidas. “Esse profissional deverá intensificar os treinamentos sempre que necessário e acompanhar a execução, para que consiga corrigir desvios de padrões.”
A especialista, que atua no setor de supermercados há 17 anos, traz algumas sugestões para aumentar o “salário emocional” das equipes em 2022. Confira!
- Elogie com mais frequência.
- Tenha uma política clara de RH.
- Invista em ações de endomarketing para estreitar a comunicação.
- Distribua tarefas sem favoritismo, observando o que cada colaborador tem de melhor.
- Tenha diálogos transparentes e frequentes com a equipe.
- Realize reuniões curtas semanais para agradecer o empenho de todos e apresentar os resultados alcançados.
- Ofereça cursos e treine adequadamente os colaboradores, identificando as diferentes necessidades.
- Faça avaliações regulares de desempenho e feedbacks para apoio técnico e comportamental.
- Dê feedbacks negativos da forma mais leve possível. Converse reservadamente com o colaborador, abordando também suas qualidades.
- Proporcione dinâmicas de integração da equipe com os gestores.
- Dê folga na data de aniversário do colaborador.
- Organize cafés da manhã especiais uma vez por mês.
- Dentro do possível, tenha horários de trabalho mais flexíveis e proporcione folgas extras.
- Garanta apoio psicológico
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